domingo, 5 de maio de 2013

BATENDO UM PAPO

                                        

        Como os Pais de Crianças Tímidas Poderão Ajudar Seus Filhos


                                            

  • Dando-lhes atenção e carinho.
  • Ajudando-os e não fazendo as atividades por eles.
  • Não rotular ou chama-la de tímido nas situações em que ele paralisa, nestas situações incentivá-los, lembrar que ele vai conseguir, que ele sabe, que estudou, que ele pode que é tão capaz ou até mais que as outra pessoas.
  • Explicando que ele é único e diferente dos outros e isso o torna muito especial, não inferior ou pior.
  • Jogando jogos estratégicos, aqueles que o permitem conversar e interagir como Imagem e ação, Banco imobiliário, Jogo da vida.
  • Conte de você das dificuldades que você tem na vida  e que cada pessoa tem algum tipo de dificuldade.
  • Mostre que você está do lado de seu filho para ajuda-lo sempre.
  • Seja compreensivo e o aceite, nunca critique e tenha paciência.
  • Dê elogios descritivos, detalhando o porquê que ele tem tal característica ou porque irá conseguir tal atividade.
  • Valorize sempre os pontos positivos dele.
  • Convide os amiguinhos  dele a virem a sua casa, em vez de sugerir ao seu filho que os visite.
  • Peça à criança que atenda ao telefone e  anote os recados, o que lhe dará prática de lidar com as pessoas, sem ter de as enfrentar cara a cara.
  • Convide crianças mais novas para brincar com seu filho, a criança tímida mais velha torna-se naturalmente aquela que as outras esperam que dirija as brincadeiras.
  • Ensaie o que ele deve dizer em diferentes situações sociais. Peça para ele ensaiar diante de um espelho ou que  treine  olhar para os olhos da outra pessoa.

         Lembre-se que os resultados são apresentados pouco a pouco e muitas vezes são                 pequenos, mas as conquistas serão feitas  gradativamente.
  

                                             Superstições




          As crendices e superstições fazem parte da nossa cultura, mas, quando nos convertemos, essa cultura precisa ser avaliada à luz da Palavra de Deus.
          Superstição é a crença sem base na razão, que leva a pessoa a depositar confiança em coisas absurdas. O supersticioso dá mais poder às coisas inanimadas do que a Deus.

          Citamos alguns exemplos de crendices gerais:
* Se cair um talher, visitas estão chegando.
* Quem veste roupa ao avesso vai receber dinheiro.
* Se a pessoa sente a orelha quente é sinal de que alguém está falando dela.
* Sal no fogo afasta visitas.
* Chinelo ou sapato virado provoca a morte da mãe.
* Espelho quebrado dá sete anos de azar.
* Varrer a casa à noite atrai desgraça.
* Apontar para as estrelas faz nascer verrugas.

        Algumas crendices ligadas ao casamento e a vida em família:
* Jovem que pega o buquê na noiva será a primeira a se casar.
* Moça que abre sombrinha dentro de casa  fica "pra tia".
* Quando a grávida tem desejo e não é atendida, o bebê nasce de boca aberta.
* Para passar soluço de bebê, coloca-se na testa do mesmo fiapo de lã, colado com a saliva da mãe.

       Precisamos lembrar que Cristo nos libertou. Ele quer que vivamos a liberdade verdadeira, sem medo das sombras da morte. Se não vemos a vitória  que nos etá garantida em Cristo, estamos vivendo como os incrédulos, que não podem ver" porque o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão"
(2Co 4.4)
        Se somos filhos de Deus, temos a segurança da sua presença conosco e o malígno não nos toca, porque o filho de Deus não permite (1João 5.18)

fonte:( Revista Visão Missionária)


                             Não abra mão de sua família



                      

           Oscar Wilde, escritor inglês que viveu no século XIX, disse certa vez que: "nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar". Jesus Cristo chama a atenção para que se construa a casa sobre a rocha. O salmista fala das bem-aventuranças da família que confia no Senhor, enfim, Jesus Cristo, os escritores bíblicos, bem como pensadores seculares, são claros e insistentes sobre a necessidade de dar prioridade à família sem nunca dela desistir. Eles chamam a atenção para o lugar de destaque que se deve dar à família. Cuidar, porém não é nada fácil, é preciso ter paciência, determinação e fé em Deus.
           A família é o maior patrimônio que uma pessoa pode ter, não há dinheiro que pague, não há nada que seja mais importante para uma pessoa. Por isso é bom lembrar sempre de investir nela.
          Há pessoas trabalhando muito, desprezando o convívio familiar e aguardando o dia de serem felizes. Elas se esquecem que a felicidade não está no final de uma jornada, mas na própria jornada. Às vezes, na vida, precisamos "abrir mão" de coisas importantes e ainda assim recuperarmos a felicidade de viver, porém, "abrir mão" da família é perder a própria vida. 
Por mais desafiadores que sejam os dias para você, não abra mão dela, com a ajuda de Deus nós podemos todas as coisas. Deus sempre se coloca ao lado de quem deseja preservar a unidade familiar. 
         




                 Os 10 piores alimentos para o ser humano


Confira quais são os 10 alimentos perigosos para a saúde humana


10º -sorvete- não contém apenas açúcar em excesso, mas também gorduras trans e os perigosos corantes e saborizantes artificiais, que são conhecidos na comunidade científica como neurotoxinas, pois estas substâncias químicas causam danos ao cérebro e ao sistema nervoso. 

9º biscoito de farinha de milho

Os biscoitos de farinha de milho de todos os tipos e sabores, conhecidos como salgadinhos, são ruins para o corpo humano, pois são feitos com milho geneticamente modificado e fritos em óleo rançosos.

8º  – Pizzas congeladas

Comer pizza semanalmente às sextas feiras é um hábito muito comum entre os brasileiros, porém deve-se cuidar para que esta seja feita com ingredientes frescos e saudáveis, pois a maioria das pizzas congeladas vêm com substâncias conservantes que fazem mal. 

7º  – Batata frita

As batatas fritas não só são ricas em gorduras trans, como também contém uma das mais potentes substâncias cancerígenas: a acrilamida. A acrilamida é produzida quando há a reação da batata com altíssima temperatura.

6º  – Batata Chips

Segundo o órgão governamental responsável por regular os assuntos relativos à saúde no Canada, as batatas chips, ou seja, salgadinhos de batata assados, são mais prejudiciais que a batata frita, pois seu processo de fabricação implica em submeter as batatas a altíssimas temperaturas, favorecendo a formação de grandes índices da substância cancerígena acrilamida.

5º – Bacon

De acordo com pesquisas recentes do jornal norte americano Circulation, criado pela American Heart Association, o consumo de carnes processadas, como o bacon, diariamente aumenta o risco de doenças cardíacas em 42% e diabetes em 19%. Além disso, um estudo da Universidade de Columbia descobriu que o consumo de bacon 14 vezes no mês pode causar danos nas funções do pulmão e aumentar o risco de doenças neste órgão.

4º  – Cachorro-quente

Um estudo da Universidade do Hawaii revelou que o consume de cachorro quente e outros pratos feitos com embutidos aumentam em 67% o risco de câncer no pâncreas.

3º  – Rosquinhas açucaradas

As roquinhas açucaradas, conhecidas como donuts nos Estados Unidos, e no Brasil equivalentes a doces como carolinas glaceadas e sonhos, têm de 35% a 40% da perigosa gordura trans. Esta quantidade excessiva de gorduras trans pode causar tanto doenças no cérebro e no coração, quanto diversos tipos de câncer.

2º – Refrigerante

De acordo com pesquisas do Dr. Joseph Mércola, “Uma latinha de refrigerante tem em media 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, de 30 a 55 miligramas de cafeína e é repleta de corantes artificiais e sulfitos.”.

1º lugar – Refrigerante diet

Consumir refrigerantes diet é uma alternativa para quem quer reduzir o consumo de açúcar, mas esta bebida é considerada a pior dentre todos os alimentos maléficos ao organismo humano, pois contém o
adoçante aspartame.












                     Vamos preparar nossas bodas?





Que a palavra "Bodas" é oriundo do latim e significa PROMESSA?

Por isso a todo ano existem as comemorações de bodas (embora quase ninguém a faça), que tem o significado de renovação da aliança, do amor e felicidade por ter passado esse tempo com o parceiro e principalmente pelo fato de honrar a promessa feita (de amar, respeitar e cuidar etc...).
Segue abaixo a lista de bodas.
01º – Bodas de Papel
02º – Bodas de Algodão
03º – Bodas de Couro ou Trigo
04º – Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º – Bodas de Madeira ou Ferro
06º – Bodas de Açúcar ou Perfume
07º – Bodas de Latão ou Lã
08º – Bodas de Barro ou Papoula
09º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
16º – Bodas de Safira ou Turmalina
17º – Bodas de Rosa
18º – Bodas de Turquesa
19º – Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º – Bodas de Porcelana
21º – Bodas de Zircão
22º – Bodas de Louça
23º – Bodas de Palha
24º – Bodas de Opala
25º – Bodas de Prata
26º – Bodas de Alexandrita
27º – Bodas de Crisoprásio
28º – Bodas de Hematita
29º – Bodas de Erva
30º – Bodas de Pérola
31º – Bodas de Nácar
32º – Bodas de Pinho
33º – Bodas de Crisopala
34º – Bodas de Oliveira
35º – Bodas de Coral
36º – Bodas de Cedro
37º – Bodas de Aventurina
38º – Bodas de Carvalho
39º – Bodas de Mármore
40º – Bodas de Esmeralda
41º – Bodas de Seda
42º – Bodas de Prata dourada
43º – Bodas de Azeviche
44º – Bodas de Carbonato
45º – Bodas de Rubi
46º – Bodas de Alabastro
47º – Bodas de Jaspe
48º – Bodas de Granito
49º – Bodas de Heliotrópio
50º – Bodas de Ouro





Mel: proibido para menores de 1 ano


O alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é baseado em estudos que mostram a presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal em amostras de mel. O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas. De acordo com o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica , a doença é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de 1 ano de idade. Isso acontece porque o sistema gastrintestinal da criança ainda não está totalmente desenvolvido. Já a garotada mais velha, assim como os adultos, elimina o bacilo Clostridium botulinium , o responsável pelo problema, sem dificuldade. Por isso, não corre o risco de sofrer intoxicação.

Quem já deu mel ao filho não precisa se desesperar pois o período de incubação da bactéria varia entre 12 e 36 horas. Depois do vencimento desse prazo, a criança não está mais sujeita aos perigos do botulismo. Se a ingestão tiver sido recente, os pais devem ficar atentos a sintomas como vômitos, diarreia, fraqueza e dificuldade para engolir. Em caso de dúvida, o ideal é procurar um médico.

Vale lembrar que o bacilo causador desse tipo de intoxicação pode ser encontrado tanto no mel artesanal como no industrializado. Às vezes, o micróbio também contamina conservas de vegetais, produtos enlatados, embutidos de forma artesanal, queijos e, raramente, outros alimentos industrializados.





 Nem todas as estratégias às quais mães e pais recorrem são recomendáveis!


dormir (Foto: Gloob)

Não ter rotina
Criança gosta e precisa de repetição para se sentir segura. O ideal é que a hora de ir para a cama seja precedida pelas mesmas ações, todos os dias.
Atividades agitadas
O ideal é que essa rotina não inclua atividades que vão deixar o pequeno ainda mais desperto, como brincadeiras que envolvem movimentação física e programas de televisão que deixam a criança agitada ou com medo. Entre as atividades relaxantes, estão tomar banho e ler um livro.
Colo
Um dos erros mais comuns é ninar o filho e deixá-lo adormecer no colo dos pais. As crianças devem dormir diretamente onde vão acordar, porque ao despertarem na madrugada, há grande chance de estranharem o berço e chamarem a pessoa que as fez dormir. O mais indicado é dar um beijo de boa-noite e levar a criança ainda acordada para o berço. Os pais deixam o quarto e, se ouvirem choro, voltam alguns minutos depois para que ela percebe que ninguém a abandonou. Aos poucos, o bebê se acalma e aprende a dormir sozinho.
Ninar pela casa
Nada de perambular com a criança pela casa no carrinho de bebê, colocar o bebê-conforto sobre a máquina de lavar ou passear de carro com o pretexto de fazer a criança dormir. Ela não precisa ser chacoalhada para pegar no sono. A dica é dar uma fraldinha ao seu filho, que ele se auto ninará.
Levar para dormir na cama dos pais
Se a criança acorda assustada ou chama pelos pais de madrugada, os adultos precisam dar atenção. Mas, no quarto dela. Isso porque ceder aos pedidos em um dia transmitirá a mensagem de que a criança pode insistir sempre. Se seu filho for direto para sua cama, você até pode deixá-lo ficar um pouquinho, mas leve-o de volta para o quarto dele quantas vezes forem necessárias. Compartilhar a cama com frequência atrapalha o sono da família, não incentiva a independência da criança e prejudica a intimidade do casal.
Por:

Michele Alves






Auto estima


1- A formação da auto estima


"Não se pode formar um mundo melhor sem primeiro formarmos o homem".
A família é a primeira escola, é responsável pela formação dos filhos. a escola é o segundo lar. Para formar uma elevada auto estima nos filhos, os pais têm que estar bastante preparado_amadurecidos e conscientes para fazerem as coisas certas. As palavras dos pais e professores têm grande poder sobre as crianças. O equilíbrio nas palavras, nas atitudes e na disciplina deve sempre estar presente. A disciplina tem que ser firme e consistente:" Sim, sim, não, não." O que é dito hoje será dito amanhã, e assim por diante,para que a criança aprenda o que é certo e o que é errado.As atitudes firmes dos pais e professores servirão de exemplo para que os filhos e alunos os imitem... Eles são espelhos em que as crianças se miram.

Dar responsabilidade


Crianças gostam de ser úteis. Erik Erikson, em seu livro Infância e sociedade, destaca as fases de desenvolvimento e numa dessas apresenta o conflito inferioridade x produtividade , mostrando a importância de estimular e ajudar a criança a aprender a "fazer coisas" para desenvolver o sentido de produtividade nas crianças para que elas possam realizar-se nas pequenas tarefas e sentir-se útil, tornando-se no futuro uma pessoa produtiva e útil a sociedade.

Usar elogios

sempre que possível, sem exageros..."como sua roupa está limpinha", você comeu o lanche sem derramar o suco..."," sua letra está ficando ótima"...ect.

Os elogios sinceros "aumentam a autoestima e a autoconfiança da criança, aumentando sua capacidade de enfrentar os desafios. Elas aprendem a confiar no direito de serem felizes, a sensação de serem merecedoras, dignas e qualificadas para expressar suas necessidades e desejos"( Nathaniel Branden).

O que gera uma baixa auto estima?


As crianças são suscetíveis de desenvolver autoestima do ambiente em que vivem. Nathaniel Branden, em O poder da autoestima, apresenta alguns empecilhos ao desenvolvimento de uma elevada autoestima:

a- Transmitir a noção de que a criança não é suficiente( apontar só os erros)

b- Dar sermão quando a criança manifesta sentimentos inaceitáveis;

c-ridicularizar e humilhar a criança;

d-Não se importar com os pensamentos e sentimentos da criança;

e- Tentar controlar a criança pela vergonha e pela culpa;

f- Superproteger a criança retardando seu processo normal de aprendizagem e o aumento da autoconfiança;

g-Criar os filhos sem limites ou com regras contraditórias e confusas, inflexíveis e opressivas;


h-Aterrorizar a criança com violência física ou a ameaça de praticá-la incutindo medo na criança.


como elevar a autoestima?


Há remédio para isso? Carl Rogers, psicólogo humanista, fala do homem como ser aberto a mudanças, capaz de melhorar sempre. Isso significa que nenhuma pessoa tem que permanecer com sua autoestima rebaixada, mas que o quadro pode ser revertido. se o homem é aquilo que pensa, ele pode mudar seu pensamento sobre si mesmo, modificando sua vida patra melhor.

Nathaniel Branden nos dá algumas sugestões para mudar a baixa autoestima em elevada autoestima:
a- livrar-se do autoconceito negativo e do comportamento 
autoderrotista;

b- Livrar-se da culpa;

c- Viver com autoaceitação;

d- ser autêntico nos relacionamentos;

e- Assumir responsabilidade pela própria felicidade e parar de culpar as outras pessoas e os fatores externos;

f-Derrubar as barreiras internas ao sucesso no trabalho e no amor

g- Viver de modo ativo, em vez de viver passivamente

h- Alimentar a autoestima dos outros.


(Fonte: Revista Visão Missionária)


2 comentários: