É IMPORTANTE CRIAR UMA AULA DIVERTIDA PARA A CRIANÇADA PARA QUE ELAS SE SINTAM MOTIVADA A PARTICIPAR, ASSIM ELAS TERÃO PRAZER EM IR A (ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL). EIS ENTÃO ALGUMAS DICAS:
DINÂMICAS
1) PROCURANDO UM CORAÇÃO
MATERIAL NECESSÁRIO: CORAÇÕES DE CARTOLINA CORTADO EM DUAS PARTES DE FORMA QUE UMA DELAS SE ENCAIXE NA OUTRA.
(CADA CORAÇÃO SÓ PODERÁ ENCAIXAR UM UMA ÚNICA METADE)
DISTRIBUIR OS CORAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS. INFORMAR QUE AO SOM DE UMA MÚSICA ELES IRÃO CAMINHAR PELA SALA PROCURANDO A OUTRA PARTE DO SEU CORAÇÃO.
2)UMA JOIA NAS COSTAS
PRENDA NAS COSTAS DE CADA PARTICIPANTE UM CARTÃO COM O NOME DE OUTRA PESSOA. CADA UM DEVE TENTAR ADVINHAR O NOME QUE ESTÁ EM SUAS COSTAS. PARA ISSO A OUTRA CRIANÇA IRA FALAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SOBRE O NOME QUE ESTÁ EM SUAS COSTAS.
SOMOS JOIAS PRECIOSAS PARA DEUS, "PEDRAS VIVAS" COM QUALIDADES SINGULARES E DE MUITO VALOR. 1 PEDRO 1:7, 2:4,5
3) DESENHO MISTERIOSO:
O mestre começa a desenha algo e quem acertar que desenho foi, é o próximo a desenhar.
4) Varinhas que não quebram:
Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)Utilidade pastoral: União do grupo. A fé como força que pode agregar e unir e dar resistência às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
5) Aquela pergunta:
Material necessário:1 ponto de interrogação de isopor, de 2 cm, forrado atrás com papel camurça.O ponto deve ter de 10 a 20 furos pequenos e redondos espalhados pela superfície para colocação de rolinhos de papel com perguntas sobre a lição.Outro material alternativo poderá ser o emborrachado (E.V.A).Instruções:1. Coloque o ponto de interrogação no flanelógrafo e em seus furos coloque os rolinhos;2. As crianças virão à frente, uma de cada vez, apara pegar um rolinho, abrir, ler e responder a pergunta;3. Se não souber a resposta coloca o rolinho de volta no ponto e perde a vez.
* Dinâmica do concerto
Dê a cada mulher um copo e diga a elas que aquele copo representa a vida delas, escolha 7 ou 8 itens no qual elas precisem concertar em suas vidas, (preguiça de orar, não saber perdoar, orgulho...), comente o 1º item e no final dele peça que quem tem essa dificuldade que foi comentada corte uma tira do copo, assim faça com os demais itens. No final de todos os itens os copos estarão em tiras, então você oferece um refri á elas e tenta servir nesses copos cortados, que com certeza elas não deixarão servir. Então fale á elas que Jesus é fonte d’água viva e quer jorrar sobre nós, mas se não concertarmos nossas vidas como jorrará sobre nós, como vai nos encher? Poderá citar o exemplo da mulher samaritana, que concertou sua vida e foi cheia das virtudes do senhor.
* Caixinha de surpresa
Materiais: caixinha com tampa, e um Espelho
Providencie uma caixinha com tampa e no fundo da caixa na parte interior (dentro) deve ser fixado um espelho. Você deverá explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante e essa pessoa encontra-se ali na reunião, chame uma mulher á frente e peça que ela abra a caixa e comente alguns defeitos da pessoa que ela ver na foto, é claro que a pessoa importante é ela própria, mas não poderá dizer quem é. Permita que todas tenham oportunidade de ir á frente. A reação das mulheres ao abrir a caixa é de surpresa e muitos risos. É importante que após cada mulher ter oportunidade, convidá-las a sentar-se do outro lado, para evitar que elas comente com as outras que ainda não participaram, também é importante que depois de cada uma participar você fazer de conta que troca a foto da caixa para elas não desconfiarem. Após todas terem participado, comente que as vezes é muito fácil enxergarmos e falarmos dos defeitos das outras, mas dos nossos é muito difícil, mas é necessário que a cada dia venhamos analisar nossas vidas e enxergarmos nossos defeitos para que então possamos concertá-los diante de Deus.
* A cor do abraço
Entregue a todos os participantes papeizinhos escrito BRANCO. Explique que vai falar diversas cores e quem tiver as cor levante e de um abraço no colega que tema mesma cor .Como os papeis todos estão escrito apenas Branco e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel.E o orientador vai falando diversas cores tipo: amarelo, azul escuro, vermelho, rosa vibrante e nada de ninguém levantar…ate que o orientador fala BRANCO…..gente é impressionante o pulo que todos dão da cadeira e ai todos se abraçam e deseja-se um Natal de Paz. Já fiz em grupos diversos e sempre adoram
Esconda vários bis brancos e a mesma quantia de bis preto. divide em 2 grupos, um grupo tem que achar os bis brancos e o outro grupo os bis pretos, detalhe.. se o grupo do bis branco achar bis preto, eles comem, assim o outro grupo vai ter menos bis para achar, e vice versa. O grupo de achar ais bis da sua cor é o vencedor. Como premio pode ser dado caixas de bombom para dividir entre eles. É muito divertido !!!
* Círculo Fechado
Desenvolvimento: O professor pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o professor combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja?
* Desejar ao próximo o que deseja a si mesmo
Material necessário: lápis e papel
Desenvolvimento: O professor formará um círculo e distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado à esquerda realizasse. Depois disso pedirá a cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega.
Compartilhar: Mostrar na prática que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus 7:12.
*Na igreja, peça para as mulheres ficarem em círculo. Entregue um balão e um palito de dente para cada uma. Diga: : “PROTEJA SEU BALÃO” ,
A Maioria das mulheres vão estourar os balões umas das outras.
CONCLUSÃO: Diga: falei para proteger e não estourar.
Muitas vezes Deus nos diz algo e fazemos apenas o que vem a cabeça, não ouvimos, simplesmente fazemos do nosso jeito.
Devemos estar atentas ao que Deus tem falado conosco.
O simples fato de dizer proteja o balão, não significa que é para estourar.
Por isso vamos analisar como temos vivido por nossa vontade, e não pela vontade de Deus.
Objetivo: Promover de integração e reflexão.
Material necessário: jornais e aparelho de som
Desenvolvimento: Deixar o ambiente livre de cadeiras, afim de facilitar que as mulheres possam andar pela sala.
Fazer a seguinte explicação: Vamos imaginar que essa sala representa o mar. Serão colocados jornais abertos que representarão ilhas.Todas as vezes que a palavra TUBARÃO for mencionada vocês deverão correr para a ilha. Quem ficar fora da ilha o tubarão vai pegar.
Ao fundo pode ser colocada uma música, abaixe o som todas as vezes que a palavra TUBARÃO for pronuunciada.
Diga a palavra algumas vezes para “ensaiar”, posteriormente comece a ir retirando os jornais.
Cada vez que for pronunciada a palavra retire um jornal. Faça isso até que as mulheres fiquem bem unidas dentro dos jornais.
Para encerrar mantenha elas nos jornais e diga o que a dinâmica representa.
MAR: nossa vida
ILHA: a unidade em Jesus
TUBARÂO: inimigo
Jesus está conosco no meio das adiversidades, mesmo que o inimigo fique ao derredor. È muito importante estarmos em unidade com a igreja e com o Senhor.
O TUBARÃO E A ILHA
Material necessário: jornais e aparelho de som
Desenvolvimento: Deixar o ambiente livre de cadeiras, afim de facilitar que as mulheres possam andar pela sala.
Fazer a seguinte explicação: Vamos imaginar que essa sala representa o mar. Serão colocados jornais abertos que representarão ilhas.Todas as vezes que a palavra TUBARÃO for mencionada vocês deverão correr para a ilha. Quem ficar fora da ilha o tubarão vai pegar.
Ao fundo pode ser colocada uma música, abaixe o som todas as vezes que a palavra TUBARÃO for pronuunciada.
Diga a palavra algumas vezes para “ensaiar”, posteriormente comece a ir retirando os jornais.
Cada vez que for pronunciada a palavra retire um jornal. Faça isso até que as mulheres fiquem bem unidas dentro dos jornais.
Para encerrar mantenha elas nos jornais e diga o que a dinâmica representa.
MAR: nossa vida
ILHA: a unidade em Jesus
TUBARÂO: inimigo
Jesus está conosco no meio das adiversidades, mesmo que o inimigo fique ao derredor. È muito importante estarmos em unidade com a igreja e com o Senhor.
Viagem com Jesus
Objetivos de aprendizagem.
- Sociabilização infantil na ebd.
- Memorização.
- Raciocínio logico.
- Sociabilização infantil na ebd.
- Memorização.
- Raciocínio logico.
Material.
- Mala ou bolsa.
- Mala ou bolsa.
Descrição.
- Esta atividade visa trabalhar o lúdico na sala de aula. As crianças deverão sentar em círculo, e a mala deverá se colocada no centro do círculo. O professor irá dizer que elas irão fazer uma viajem com Jesus, e para isso tem que preparar a mala para esta viaje. Cada criança poderá colocar o que quiser na mala, desde que respeitado as proporções entre a mala e o objeto e o destino da viaje.
- Exemplo o professor diz: vamos viajar com Jesus para a praia, o que vamos levar....
Cada criança sucessivamente fala o que levaria, sem repetir o que já foi falado, se repetir saí do jogo.
- Esta atividade visa trabalhar o lúdico na sala de aula. As crianças deverão sentar em círculo, e a mala deverá se colocada no centro do círculo. O professor irá dizer que elas irão fazer uma viajem com Jesus, e para isso tem que preparar a mala para esta viaje. Cada criança poderá colocar o que quiser na mala, desde que respeitado as proporções entre a mala e o objeto e o destino da viaje.
- Exemplo o professor diz: vamos viajar com Jesus para a praia, o que vamos levar....
Cada criança sucessivamente fala o que levaria, sem repetir o que já foi falado, se repetir saí do jogo.
Possibilidades de exploração:
- Essa dinâmica visa criar um ambiente divertido e combater o estresse em sala de aula.
- O professor poderá após, a brincadeira trabalhar temas como a volta de cristo, valores.
- Para o desenvolvimento de atividades complementares o professor também poderá utilizar outras dinâmicas e recursos disponíveis no portal www.ebdbrasil.com
- Essa dinâmica visa criar um ambiente divertido e combater o estresse em sala de aula.
- O professor poderá após, a brincadeira trabalhar temas como a volta de cristo, valores.
- Para o desenvolvimento de atividades complementares o professor também poderá utilizar outras dinâmicas e recursos disponíveis no portal www.ebdbrasil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário